terça-feira, 17 de agosto de 2010

TEORIA- CRIACIONISMO OU EVOLUCIONISMO


ANTES DA LER A POSTAGEM LEIA ISTO ANTES POR FAVOR!
Pessoal pode parecer chato, mas preciso da ajuda de vocês, APENAS UM CLIQUE é tudo o que peço  apenas um clique seu no anúncio a direita ou a cima da postagem seja qual for o anúncio. Não se preocupe abrirá uma janela nova mas logo pode fechar! Obrigado!



Sem dúvida, um dos maiores mistérios da humanidade é a origem do homem e o porquê de nós sermos tão diferentes dos animais. O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem.



A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra toda a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como Sol, estrelas e seres vivos, inclusive a do homem. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No principio criou Deus os céus e a terra”. Esta é a idéia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.






Diferentemente do criacionismo, o evolucionismo, fruto de um conjunto de pesquisas iniciadas pelo legado deixado pelo cientista Charles Darwin afirma que o homem é resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de 5 milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, o qual corresponde ao homem com suas características atuais.



Fontes: http://www.historiadetudo.com/criacionismo-evolucionismo.html




MINHA OPINIÃO: Não acredito na teoria do criacionismo, pois acho muita mitologia e lenda apenas isso, não entra na minha cabeça que desde o inicio eramos do mesmo jeito em que somos agora! Pra mim a teoria do evolucionismo é a mais aceitável, pois tiveram estudos para chegar em uma possivel conclusão. Se você tem alguma opinião mesmo que não concorde com a minha não deixe de comentar!

COMENTE O QUE ACHOU!

59 comentários:

  1. Acho que as duas teorias são insuficientes, pois nenhuma delas explica perfeitamente como ocorreram os fatos... Enfim, as duas deixam muito a desejar.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, dúvida cruel viu. E briga eterna, entre Ciência x Religião. Acho muito dificil que desde o inicio dos tempos nos eramos assim, não tem como ser, o evolucionismo é que parece ser mais ou menos certa, mas acho tambem que ela não diz tudo. Bom, essa duvida ninguem vai tirar, a vida tem muitos segredos, e porque se preoculpar com o que aconteceu no passado, sendo que nosso futuro esta ameaçado..

    ResponderExcluir
  3. sim a lei criacioniosta faz sentido mais foi Deus que fez com que ela acontecesse essa eh minha explicação para essa discursao tao grande eh oq eu axo.

    ResponderExcluir
  4. É complicado entender depois te tantos questionamentos e debates entre religião e ciencia.Mais como o amigo penso que nós somos fruto de uma evolução, pois a cada está em raizado em nós evoluirmos seja em que sentido for.E essas indagnaçoes só pode ser dada pelo principio da reencarnação, pois se não de que adiantaria ser bom na terra se não existisse algo depois da morte?
    Jessus disse: Eu lhe falo por paráolas porque não estão no estado de compreender certas coisas, vêem, olham, ouvem e não compreende; dizer-lhes tudo seria, pois, inutil no momento.Se jessus na época que veio ainda não podia revelar tudo imagine Deus dizer no antigo testamento que nós iriamos nos evoluir atraves do tempo.Ainda hj não temos a compreenção perfeita dos misterios de Deus, imagine a mais de 2000 anos atras.

    ResponderExcluir
  5. Olá..

    Eu descordo da teoria do Evolucionismo...
    Não Só porque sou Protestante Evangelica , mas me deixa algumas duvidas..
    Porque o Macaco não evolui até hoje ?
    Como duas Moléculas que apareceram do nada , ia fazer a explosão do BIG BEN , digo... como elas apareçeram do nada ????
    Vontade própria ? rs
    Eu acredito que a maior dificuldade do homem é tentar provar como surgiu a terra e a vida humana.. Em vez de tentar salvar vidas com a tecnologia e inteligencia que Deus deu para ele,
    Mas acho bom o homem ter essa curiosidade ,
    Só não pode esquecer a essência da vida e correr atrás do vento , pois uma coisa é certa:
    "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; (Romanos 1:20)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto o homem como o macaco continuam evoluindo, apenas isto ocorre tão devagar na natureza que não conseguimos perceber esta evolução. Os micróbios evoluem mais rapidamente e podemos comprovar isto em qualquer laboratórios de biologia, pois em um ano temos centenas de gerações

      Excluir
    2. Caro amigo veja que no principio Deus que nos criou e nos formou , também formou universo que até hoje estâo em odem no espaço . Agora nós com nossas teorias absurdas procuramos de um modo ou de outro desfazer da criação divina inclusive o ser humano que para mim é a mais perfeita obra de suas próprias mãos vegetal e vegetal, Animal e animal e Humano e Humano você só vai entender isso So Quando Estiver Pretinho de Morrer, Um abraço 👍

      Excluir
  6. raquel, sobre isso do "por que o macaco não evoluiu até hoje"
    segundo evolucionistas, não existe isso de espécia "mais evoluída" e "menos evoluída"
    segundo a teoria, há alguns milhões de anos, uma parte da população de uma ancestral em comum começou a se diferenciar em um ambiente e outra parte em outro, e uma parte deu origem a o que viria ser o homo sapiens, enquanto a outra deu origem ao que viria ser o "macaco" , ou as centenas de espécies de símios.Cada espécie está mais adaptada ao seu habitat. Assim como um macaco viveria melhor em uma floresta do que em um meio urbano, um ser humano vive melhor em um meio urbano do que em uma floresta, a rigor.E, as mutações que geram diferenciações de especie ocorrem aleatoriamente em uma parcela da população, não nela toda.Na verdade, teoriza-se que elas ocorrem em um individuo apenas no inicio,que dá origem a um grupo com aquela mutação, o qual se distancia do outro não mutado e, depois, por outras mutações acabam não podendo gerar mais indivíduos férteis com a espécie original.(o conceito biologico atual de espécia seria - grupo de individuos que pode reproduzir-se e gerar individuos férteis entre si)e, essa diferenciação em uma espécie nova não necessariamente fazem com que a anterior suma.Se houver recursos suficientes, e não houver agressão entre as duas, ambas geralmente coexistem, havendo no entanto uma certa especialização no nicho.

    ResponderExcluir
  7. Raquel F. Pires vc esqueceu das ramificações todo mundo fala pq os macacos nao evoluiram é como o eduardo disse! valew

    ResponderExcluir
  8. a quem estiver nessa pagina confiram meu vlog na pagina inicial hehe valew a todos...

    ResponderExcluir
  9. Cristãos e suas redias, aushaushuahsuhash

    ResponderExcluir
  10. Raquel F. Pires você entende tanto do evolucionismo e da teoria do BIG BANG que não sabia nem como se escreve BIG BANG!!!!
    depois ainda queres argumentar sem ao menos conhecer os itens em questão.
    por favor a internet tem tantos sites bons que abordam os dois assuntos, vá estudar um pouco...

    ResponderExcluir
  11. Eiiita, tudo errado!
    O autor do texto faz várias afirmações que confundem mais do que explicam, alem de algumas inexatidoes.

    Existem três coisas diferentes: Origem do Universo, Origem da Vida, Origem das Espécies/Homen.

    Criacionismo é a versão religiosa (teológica) dessas três acima. Quase todas religiões tem uma explicação, quase sempre diferentes e excludentes. Nas religiões abrahamicas (Judaísmo, Cristianismo) é utilizado o mito do Gênese, a diferença é que alguns grupos interpretam essas passagens com alegorias, e outros como a realidade fiel (Criacionistas Abrahamicos).
    Você pode ter gente acreditando em criacionismo Islâmico (ue também é uma religião abrahamica), hindu, nativo-americana, etc...

    A Teoria da Evolução das Espécies lida apenas com o proesso de diferenciação das espécies a partir de ancestral comum pelo método da Seleção Natural; não explica e nem pretende explicar Origem do Universo(Cosmogênese) ou da vida (Abiogênese). É a Teoria Científica aceita pois respeita os conceitos do método científico moderno.

    O Criacionismo NÃo é uma Teoria Científica pois não preenche os critério do Método Científico.

    Quanto ao BIG BANG, bom isso é Cosmogênese e com certeza o coiado do Darwin não teve nada a ver com isso... :)

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    É tão dificil crer no Evolucionismo, pelo fato de, mesmo com Darwin ter dado a teoria (e, enfase na palavra "teoria"), pelo fato do Elo perdido nunca ter sido encontrado. Sim, meus caros, não há provas cientificas conclusivas que nós evoluímos de um ancestrarl em comum com o macaco.

    E, vale lembrar que, não é do macaco que eles pregam a evolução, e sim de um honideo que deu origem tanto aos homens, quanto aos simios.

    Creio mais no criacionismo, principalmente por uma frase de Albert Einstein: "O organismo humano é tão complexo, tão perfeito, que é impossivel acreditar que somos obra do mero acaso."
    Tudo tem uma função pré-estabelicida e tudo foi feito pra "funcionar bem".

    Quanto mais se estuda, mais fica dificil crer que tudo foi obra do acaso, e que, há sim, um criador por detrás de tudo isso.

    E, eu não creio no evolucionismo, mas creio na adaptabilidade. A vida sempre se adapta, de uma forma ou de outra, ao ambiente ao redor.

    Porque, em tantos anos, o ser humano permanece imutavel? E estou falando de eras, não de apenas anos.
    Porque não evoluimos para uma forma mais completa?

    Por que? Porque já estamos na forma mais perfeita possível pra humanidade, porque fomos criados assim, porque essa é a mais adaptavel de todas as espécies. Acha mesmo que um organismo tão completo, seria obra do acaso, de seleção natural? Se sim, porque essa seleção chegou ao fim?

    Por que em milhares de anos, os chimpanzés, que estão separados de nós por menos de 1% no DNA, nunca formaram uma sociedade tão complexa quanto a nossa? Porque eles nunca evoluiram para além de grupos de individuos, que vivem apenas pra perpetuar a espécie?

    Porque Deus quis assim. Porque a função dele não é criar uma outra sociedade, mas sim, viver pra manter o equilibrio ecológico, pra manter nosso mundo funcionando, pra ficar tudo nos eixos e termos o prazer de aproveitar tudo isso que Deus nos proporcionou.

    Enfim, minha opinião.

    Abraços,

    Bahamute

    ResponderExcluir
  13. Ah, só pra sanar um erro referente ao nome do tópico:

    A Evolução é um fato incontestável.

    Já, a forma como acontece a evolução é que é uma teoria.

    As pessoas geralmente confundem uma coisa com a outra.

    No caso do criacionismo, ela é somente teoria baseada nos relatos bíblicos e carece de evidências comprováveis.

    abraço! :)

    ResponderExcluir
  14. EU ACHO QUE TENHO UM PROBLEMA PSICOLÓGICO POR CAUSA DESTA QUESTÃO.

    TAMBÉM DIGO QUE AS DUAS POSSIBILIDADES SÃO INSUFICIÊNTES, E ADERINDO A SISTEMAS LÓGICOS DE FILOSOFIA A CONCLUSÃO MAIS PLAUSIVEL É:
    "TUDO SEI É QUE NADA SEI"
    PARA SUSTENTAR ESSA LÓGICA:

    SE SOMOS UM SUBPRODUTO DA EVOLUÇÃO, TEMOS 5 SENTIDOS QUE CONTROEM O MUNDO AO REDOR, OU SEJA, CINCO MANEIRAS DE CAPTAR O MUNDO.
    COMO PODE SER QUE TENHAMOS TODAS AS MANEIRAS DE CAMPTAR O MUNDO?


    QUESTÃO FILOSÓFICA INTERESSANTE:

    "PENSAR CONSCIENTEMENTE SOBRE A PRÓPRIA CONSCIÊNCIA"

    DA PRA ENTENDER O MONSTRUOSO CONFLITO LÓGICO NESTE PROCESSO? NÃO!?

    VOU TENTAR DEMONSTRAR:
    IMAGINE QUE EXISTE UM CIRCUITO ELÉTRICO NO CERÉBRO QUE GERA A CONSCIÊNCIA, ESSA COSCIÊNCIA SE EXPANDE PARA O MUNDO EXTERNO A ELA, NOTA O CIRCUITO E O ALTERA

    PUTA QUE PARIU VO PARAR, JA ME DEU ATÉ ANCIA DE VOMITO DE PENSAR NISSO.

    ResponderExcluir
  15. Amigos,
    venho a comentar que Criacionismo é poesia, simples e pura poesia. Evolucionismo é apenas um estudo dos fatos.

    Nós ficamos abismados por dar credito ou somente ao criacionismo ou ao evolucionismo. Tenham consciencia elevada para perceberem que não é por que vc não aceite o criacionismo que não creia em Deus, e tb não é pq vc não aceite o Evolucionismo que o criacionismo seja fato, este é uma narrativa filosofica da origem do ser humano como agente modificador da materia e portanto um possuidor da livre-escolha. O Evolucionismo é estudo, somente isso, e será cedo ou tarde provado.

    resumindo tudo: Para os que creem em Deus:
    Deus não pode manipular a sua criação de maneira que demore um tempo gigante? Não vêem que o tempo de Deus não é o mesmo tempo que o nosso, de seres limitados por nós mesmos, mas podemos ser ilimitados nesse sentido, vejam que o tempo mostra tudo. As formigas também pensam, não estavamos parados se é isso que pensam, elas não mostram inteligencia ao se organizar em seu reino?

    E para aqueles que são ceticos:
    Natureza é uma forma inteligente, como mesmo expliquei na mensagem das formigas ae em cima.
    Se a natureza é inteligente, ela é seu Deus.
    Assim como um filho estuda sobre o pai pq ama-o e quer o conhecer melhor, pois é filho; do mesmo modo estudem com a ciencia para descobrir a natureza, busca-la no bom pensamento, pq não tem nada melhor do que fazer parte dela e estar vivo.


    Abraços a todos,
    SilvioMessi

    ResponderExcluir
  16. Se você tem cérebro suficiente para isso: evolução.
    Se você não tem cérebro suficiente para isso: criação.

    ResponderExcluir
  17. Evolução é um fato, a teoria é a evolução segundo O JEITO QUE DARWIN PROPÔS.
    Logo a teoria do evolucionismo segundo Darwin é muito mais plausível do que o gênese a partir do nada.
    E favor não confundir Evolucionismo e tudo mais com surgimento do universo, etc...

    ResponderExcluir
  18. Criacionismo envolve todas as religiões e crenças, se o criacionismo for verdade, logo todas as crenças serão verdades, mas são todas diferentes. Ou seja, ainda assim não prova nada.

    ResponderExcluir
  19. não sei se é mais facil acreditar em um universo q simplismente existe ou acreditar q alguem q simplismente existe criou td o universo '-'

    ResponderExcluir
  20. Este post tem algums erros, no criacionismo as criaturas também evoluem, a unica diferença é que acreditamos que as criaturas foram criadas por deus mas se você for pesquisar na Biblia você encontrar diversos trechos falando da capacidade de evolução das criações de Deus.

    ResponderExcluir
  21. bahamute01: quanta crença e ignorância.

    Nem deveria comentar esses pseudo-argumentos, mas vamos lá:Você sabe como funciona o processo de formação de um fóssil?Crês que é fácil?
    O processo de formação de um fóssil é complicado e depende de muitas variáveis, senão fosse assim acharíamos fósseis em qualquer escavamento, dada a quantidade de vida que já existiu na terra no decorre de bilhões de ano.Então não achar "o elo perdido" de maneira alguma desqualifica a teoria de Darwin (até pq é um fato) e muito menos corrobora com a hipótese Criacionista.
    Você diz que o homem é perfeito, mas perfeito em relação a que?
    Quais os parâmetros? A visão do homem é ridícula se comparada com a de uma águia, o olfato dos caninos nos humilha, a visão noturna das corujas é infinitamente melhor que a nossa, então como dizes que somos perfeitos? Vários processos biológicos nossos tem baixo rendimento, então como somos perfeitos?
    "Porque, em tantos anos, o ser humano permanece imutavel? E estou falando de eras, não de apenas anos.
    Porque não evoluimos para uma forma mais completa?"

    Dio mio, da onde tirou que somos "imútaveis"? Já ouviu falar de doenças genéticas? Há pouco tempo atrás foi vinculada uma notícia de uma mulher americana que tinha um gene mutante que era capaz de sintetizar uma substância que desobstruia vasos sanguíneos com grande taxa de colestorol. Claro, você pode chamar isso de milagre,mas pena que Deus fecha os olhos aos amputados, não é mesmo?
    hehehe
    se ler esse recado e quiser postar, venha com argumentos e não com esse bláblá

    ResponderExcluir
  22. É preciso tomar cuidado com a escolha, até porque o próprio termo "escolha" nesse caso não é correto. Como vc disse, a Evolução é ciência, logo, não requer crença. A evolução é uma constatação, um fato científico, nada faz sentido na biologia a não ser à luz da evolução, já dizia Dobzhansky. Não acho nem saudável a comparação das duas, na ciência se observa, se questiona, se pensa, se deduz, se estuda, se entende. Na religião se acredita sem contestações.

    Parabéns pelo blog e por estar difundindo a ciência. Se quiser dar uma olhada, eu escrevi um artido dizendo o porquê de não fazer essa comparação, se chama Criacionismo não é Ciência:

    http://worldevolution.wordpress.com/2009/11/24/criacionismo-nao-e-ciencia/

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  23. A TEORIA DO BOLO DE CHOCOLATE.

    Suponhamos que você entre em casa e encontre um delicioso bolo de chocolate sobre a mesa.
    A grande pergunta é: - Como surgiu o bolo de chocolate?

    Duas teorias podem ser propostas:

    Teoria 1 – hipótese criacionista.
    Alguém que sabe fazer bolo de chocolate foi na dispensa, pegou ovos, farinha, manteiga, açúcar, leite, fermento e chocolate, pôs em uma forma, os misturou na medida certa, levou ao forno na temperatura de 250 graus Celsius, após o tempo necessário retirou o bolo do forno e o pôs propositalmente sobre a mesa.

    Teoria 2 – hipótese naturalista.
    Segundo os naturalistas ateus, essa teoria é muito singela, muito simples... e porque não dizer, muito obvia.

    Um caminhão do Supermercado estava fazendo entregas, quando foi fechado por uma criança de bicicleta.
    Tentando desviar da criança, o motorista girou o volante e deu uma freada brusca, o que o fez perder o controle do caminhão, que começou a capotar.

    À medida que o caminhão capotava, na carroceria as caixas de ovos se abriram, bem como os sacos de farinha, as caixas de leite, as latas de Nescau, os tabletes de manteiga, os fardos de açúcar, as latinhas de fermento em pó e o chocolate granulado.
    Enquanto o caminhão capotava, esses elementos iam se misturando de forma homogênea.

    Dentro da carroceria do caminhão, havia também um cantil, que fora esquecido ali por um dos carregadores.
    Com o movimento do caminhão, o cantil partiu ao meio, e todos os elementos acima mencionados, mesclados na proporção certa, caíram dentro desse cantil.

    Com o acidente, o caminhão explodiu e ao termino de 40 minutos os bombeiros chegaram, conseguiram conter o fogo e abriram a carroceria, e para surpresa deles, estava lá, por obra do acaso, um lindo bolo de chocolate!

    Talvez você esteja lendo agora e pensando:
    Essa segunda teoria é tosca demais para eu crer! É verdade; ela é tosca mesmo.

    Acontece que o bolo de chocolate possui em média 12 elementos, uma célula possui mais de dois milhões, e nós somos informados de que a célula surgiu espontaneamente, e a surgimento aleatório de um bolo de chocolate nós achamos uma idéia tosca.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. não importa quantas explicações deêm o criaciionismo é um mito, como um ser existe inexplicavelmente com poderes inimaginaveis cria um mundo ne um mold e tudo continua estatico ?

    ResponderExcluir
  26. pedro bastos : brilhante.
    Clap clap.
    Vou aceitar esse seu argumento maravilhoso(alguém te mandou por e-mail, foi?), mas vamos tentar expandi-lo:

    Para uma pessoa ou um ser criar um bolo ele deve certamente ser mais complexo que um bolo correto?
    O universo é certamente a " coisa" mais complexa que existe, provavelmente nunca entenderemos entenderemos seu funcionamento por complexo.

    É complicado determinar a origem do universo exatamente por sua complexidade. Então você tenta explicar o surgimento do universo recorrendo a uma criatura mais complexa do que o próprio universo só que obviamente você se esquece de nos fornecer a origem da criatura que criou o universo e que é mais complexa do que o próprio universo.

    Parabéns você só conseguiu aumentar o problema.
    Voltando à sua "teoria do bolo":

    a sua metáfora pra seleção natural e darwinismo é ridícula mas vamos lá, eu digo que o bolo se formou devido a um acidente de caminhão, e você sabiamente presume que foi alguém que fez o bolo. Muito bem, então eu te pergunto da onde surgiu a pessoa que fez bolo e você me responde:
    Ela se criou do nada.

    Criar um confeiteiro mais complexo que o bolo pra tentar explicar a origem do bolo não resolve o problema; a não ser que você explique a origem do confeiteiro.

    ResponderExcluir
  27. Como o macaco não evolui até hoje ? Isso é o mesmo que perguntar: Se os EUA foram colonizados pela Inglaterra, porque a Inglaterra ainda existe ? Não é porque temos uma espécie mais inteligente do que outra que a menos inteligente deixará de existir. Golfinhos são claramente mais inteligentes do que os peixes e os peixes ainda existem, mesmo que não sejam da mesma espécie. No entanto, o mesmo ocorre entre membros de uma mesma espécie. O golfinho e a orca são os mamíferos aquáticos mais inteligentes, porém, isso não faz com que uma jubarte deixe de existir.


    O homem têm um ancestral e Deus não criou a teoria da evolução, nem permitiu que ela fosse criada, mas sim, a mente de um homem, um gênio, Charles Darwin que a criou. Deus não controla os pensamentos alheios, e não tem controle sobre o que ocorre com ninguém, já que ele é um personagem de um livro.

    A evolução já não é uma teoria, é um fato científico. É algo observável, provável, plausível e consequentemente aceitável. Assim como o QI dos seres humanos aumentou em média 3~8 pontos entre 1900 e 2000. Assim como macacos descobriram sem intervenção humana de como criar ferramentas. Uma única família de chimpanzé sabe até hoje como pegar cupim usando galhos e esse conhecimento é passado de geração em geração somente pros membros dessa mesma família.

    Sem ofensa aos fiéis (já ofendendo) mas, a maioria dos ateus têm uma inteligência maior do que os fiéis. Isso é um fato, as estatísticas mostram.

    Quanto mais se conhece, mais se estuda, mais se trabalha com informações palpáveis (fatos), mais o ser deixa de acreditar em um ser como o personagem Deus. A Bíblia entra em conflito consigo mesma diversas vezes.

    Bom, quero que saibam que deixei informações aqui e que as tratem como quiserem. Não vou convencer um fiel a ser ateu, é uma escolha de cada um, é crer ou saber. Não suporto quem quer "converter" um ateu e nem quem quer "converter" um fiel, nem mesmo suporto argumentos do tipo "ele descobriu porque Deus quis", "não há moralidade sem Deus", "porque Deus quis", "porque Deus fez", "a ciência muda toda hora", "a ciência não prova nada". Argumentos sem base não são argumentos e ignorância é um ato repugnante.

    ResponderExcluir
  28. Um cara foi fazer uma palestra sobre isso na minha escola,e apresentou varios estudos que provam que o criacionismo é mais provavel.
    Moeram e destruiram uma rocha com varias camadas,as supostas camadas geologicas formadas ao longo dos anos,e depois fizeram um processo para reconstrui-la,para saber se as camadas iam voltar uma a uma.O resultado foi que a pedra se formou inteira do mesmo jeito,provando que nao sao camadas,e sim a propria rocha que foi feita assim,inteira.

    Ele mostrou estudos de que especies de passaros,que deveriam ter evoluido,nao passavam de sobrevivencia. Haviam 5 passaros,dentre eles,apenas um sobrevivia ao frio,quando o inverno chegava,as 4 especies eram extintas e só sobrava a especie que pudesse sobreviver,explicando que na verdade nao foi evoluçao de uma especie que nao sobrevivia para uma que sobrevivia,e sim um processo de extinçao.

    Entre muitas outras coisas que ele disse,mas acho que só isso ja é o bastante pra explicar muita coisa.

    ResponderExcluir
  29. Loli e esse "cara" que foi fazer a palestra em tua escola, falou que a tal rocha tem no máximo 10 mil anos?


    abraços

    ResponderExcluir
  30. O fato não é ser cristão e ter rédeas como foi afirmado logo acima, o fato é que em gêneses foi afirmado várias coisas que somente foram ser descobertas a alguns anos atrás, segundo gênesis DEUS criou o sol para iluminar o dia e a lua para guardar a noite, isso foi a mais de 5.000 anos atrás, mas somente em meados de 500 d.c. é que galileu comprovou, sem falar da história dos caldeus, da formação das estrelas etc... não tem porque não acreditar na bíblia e me desculpem alguns, mas são anos de sabedoria contra idéias de ateus que nem sabem sobre teoria evolucionista (falo de alguns que postaram aqui)

    ResponderExcluir
  31. Axel, sobre esse seu comentário de que a lua guarda a noite, isto é totalmente ridículo. A lua está orbitando a Terra o tempo todo, e pode estar sim no céu durante o dia, porém ela só aparece a noite, período em que reflete a luz do Sol e se torna visível. Mais uma vez a bíblia e deus são refutados pela ciência.

    ResponderExcluir
  32. Acredito nem um lado nem o outro estarem 100% certos. A evolução é sim a mais provável, ainda que eu vos digo que não confiem em tudo que a ciência diz. O que quero dizer com isso?
    Nem os ateus e provavelmente menos ainda os crentes entendem Deus. Os seres humanos taxam animais de irracionais, ainda que exista uma inteligência ali, um raciocínio que é diferente do nosso. Muito provável seria se existisse uma raça superiora aos humanos que achassem que nós também somos irracionais. E como seres "irracionais" como nós que se baseiam em experiências empíricas baseadas em 5 sentidos primitivos capaz de descrever algo tão grandioso como Deus?
    Óbvio que se houve alguma inteligência superior que criou a base para a vida Ele não fez moldando barro e dando um sopro que nos animou, nem usou de uma costela para fazer um outro ser de sexo diferente. É PURA FIGURA DE LINGUAGEM! Por fincar o pé numa interpretação ao pé da letra de uma história que deve ser interpretada é que os crentes entendem menos de Deus que qualquer outro tipo de gente.
    Energias de diversos tipos compõem o mundo, radioativas, eletromagnética, elétrica, etc. É muita ignorância achar que se há um Criador, que seu método de criação não está muito muito muito além do que nossa capacidade pode compreender.
    Ao mesmo tempo seria ignorância viver um ceticismo cego e científico, visto que nossa ciência é recente que faz poucos dias que está começando a compreender que a vida pode se dar por evolução e estruturas diferentes.

    Mas dentre o que está mais próximo de nossa compreensão é o evolucionismo, e nela acredito, porém não descarto que houve algo mais aí...

    ResponderExcluir
  33. Legal é que a VIDA não precisa da nossa compreensão e das nossas hipóteses para acontecer. Entre a ignorância cega e a intelectualidade excessiva e arrogante há pessoas com a mente sensível e o coração atento para não se perderem nos extremos. Com o tempo, os exageros de um e outro vão se ajustando e a ciência comprova a singularidade da criação e a religião se curva diante das evidências científicas. Enquanto isso não acontece vamos cada qual entender como bem convier a cada um, o que fizer melhor ao nosso coração... É como disse Cygnus: houve algo mais aí!
    http://tiahbloga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. ja Ouviram falar de DESIGN INTELIGENTE..
    SE NÃO PESQUISEM,
    ATEUS E CONFUSOS DE PLANTÃO.

    ResponderExcluir
  35. O que eu acho impressionante, é a imaginaçâo e folclore de algumas pessoas em pleno século 21...
    Você póde acreditar em qualquer coisa, eu sei e respeito isso, mas o criacionismo é tâo infantil, alegórico , e pra nâo dizer imbecíl , que eu realmente sinto pena que quem segue esta linha.
    Ciência, nâo é contra religiâo , é a religiâo, com seus folclores e abstraçôes, que é contra a ciência.
    Ainda faltam peças para concluir a teoria da evoluçâo?
    E quantas peças ainda faltam para dar lógica a teoria da criaçâo?
    Absurdamente ridícula e sem fundamento racional.

    ResponderExcluir
  36. Tpunk, design inteligente é uma idéia proposta por humanos. Humanos são limitados. Se Deus criou o mundo do nada, criou também energia eletromagnetica, energia... MATÉRIA.... do nada.
    Humanos conseguem fazer coisas do nada ou necessitam de matéria prima pra modificá-la e aí fazer algo? Pois é, precisam de matéria prima, logo nossos métodos de confecção e criação não podem nem de brincadeira ser comparados com a de uma entidade superior.

    Antes de quererem entender Deus, procurem entender a criação dos planetas, de onde veio a a raça humana, e verão que Deus é só o primeiro ponto de muitos outros que são ignorados no meio do percurso

    ResponderExcluir
  37. Cygnus, quem te garante que existe um deus que cria matéria? Ao afirmar isso suas idéias já ficam pré-estabelecidas como creacionista e nem precisaria de sua conclusão. Por mais que me esforce não consigo crer nessa historia de um universo regido e criado por um ser IMAGINÁRIO e ONIPRESENTE. A complexidade da vida é inerente a ela e nós só estamos aqui discutindo isso porque somos complexos, então dizer que complexidade é prova de deus é furado. Para um leigo, um microprocessador que engloba 80 milhoes de componentes numa pastilha de 1 polegada quadrada e nos possibilita estar aqui online conversando é obra divina. Não é? Darwin foi um grande pesquisador e formulou uma bela teoria, consistente e em alguns casos irrefutáveis. QUanto á bíblia, o que voce me diz?...

    ResponderExcluir
  38. O ser humano é uma evolução constante; basta se olhar como você era há uns 10 anos atrás... ou até há 1 ano atrás... você evolui o pensamento, o corpo físico e até suas emoções, não evoluiu? Por que as outras coisas também não são assim?

    ResponderExcluir
  39. Pra mim Foi Deus q fez tudo isso... impossivel algo surgir de uma explosão... tipo como todas as celulas do corpo humano.. cada veia do nosso corpo. nossos ossos, etc.. como uma explosão iria criar tudo isso???

    Se algum cientista puder me explicar por favor.. estarei esperando... pq como a agua q nos bebemos iria surgir de uma explosão...aff e o Sol.. nao venha me dize q o Sol veio da explosão tbem.. taloco como isso.

    ResponderExcluir
  40. No meu ponto de vista as duas teorias são insuficientes, entretanto as duas se completam. O que cita a Bíblia Sagrada deve descrever apenas um apanhado genérico compreensível à todo nível de QI.
    Entretanto a Própria Bíblia diz que Deus é ONICIENTE, ou seja, (Conhece toda a ciência), e a ciência por sua vez provém da experiência, trocando em miúdos isso sugere que mesmo Deus um dia pode não ter sido onisciente, e até quem sabe pode ter alcançado a onisciência com a criação da humanidade, que por sua vez, através do método evolucionista.
    A teoria evolucionista por si só, é uma teoria não somente vaga, como pode ser também logicamente descartada, pois sugere a idéia de que a vida surgiu através de uma bactéria que casualmente nasceu de uma coincidência de moléculas, sem acompanhamento inteligente.
    Isso na pratica é logicamente impossível se lembrarmos que existem falhas na natureza até hoje e sempre haverá, e que essas falhas são corrigidas pelo método evolucionista, e quando surgiu a primeira bactéria, a primeira falha não tinha como ser corrigida e impedida de ser repetida, já que não havia memória para que ela fosse guardada e processamento para identifica-la, permitindo que ela pudesse ser consultada posteriormente e não repetida. Ou seja, sem acompanhamento inteligente é impossível haver evolução.

    ResponderExcluir
  41. Fico feliz de ter nascido nesta época e não ser queimado por, sequer ter pensado na hipótese de não ter sido nenhum tipo de deus a ter iniciado a vida e evoluido com ela.

    Quanto mais nós descobrimos como as coisas funcionam, menos precisamos descrever as coisas que não sabemos com o termo "Deus", que é o termo cunhado pelo homem para descrever o desconhecido.

    ResponderExcluir
  42. Evolucionismo.Claro!
    Todo o resto(criacionismo),não passa de fantasia e uma ficção bem bolada pelo homem. Tudo feito para interesses pessoais ou como mecanismos de defesa para se proteger da idéia do inevitável(morte): outras vidas, reino do céu, etc....

    ResponderExcluir
  43. Marcio Mauricio disse TUDO...
    No meu ponto de vista as duas teorias são insuficientes, entretanto as duas se completam. O que cita a Bíblia Sagrada deve descrever apenas um apanhado genérico compreensível à todo nível de QI.
    Entretanto a Própria Bíblia diz que Deus é ONICIENTE, ou seja, (Conhece toda a ciência), e a ciência por sua vez provém da experiência, trocando em miúdos isso sugere que mesmo Deus um dia pode não ter sido onisciente, e até quem sabe pode ter alcançado a onisciência com a criação da humanidade, que por sua vez, através do método evolucionista.
    A teoria evolucionista por si só, é uma teoria não somente vaga, como pode ser também logicamente descartada, pois sugere a idéia de que a vida surgiu através de uma bactéria que casualmente nasceu de uma coincidência de moléculas, sem acompanhamento inteligente.
    Isso na pratica é logicamente impossível se lembrarmos que existem falhas na natureza até hoje e sempre haverá, e que essas falhas são corrigidas pelo método evolucionista, e quando surgiu a primeira bactéria, a primeira falha não tinha como ser corrigida e impedida de ser repetida, já que não havia memória para que ela fosse guardada e processamento para identifica-la, permitindo que ela pudesse ser consultada posteriormente e não repetida. Ou seja, sem acompanhamento inteligente é impossível haver evolução.


    As duas se completam, quem lê sabe: Então se fez a luz...
    A Bíblia foi escrita numa época que ninguém sabia o que era big bang, vai me dizer que uma não completa uma com a outra?

    ResponderExcluir
  44. Você dizer a Evolução é um fato. Eu me pergunto embasado em que?
    A criação é um fato. Me pergunto novamente embasado em que?
    A base da evolução é falha, a base da criação é mal interpretada.

    A partir do momento que você ignora ou rebaixa a qualidade mental de alguém por crer em uma teoria da criação por exemplo você está tão sendo tão mente fechada quanto ao religioso que acredita que só ele vai ser salvo.

    Então analise os fatos, a evidencia fóssil conseguiu provar sem deixar duvidas de que o homem evoluiu? Alguns registros fósseis foram manipulados, será que é realmente confiável? Eles manipulam até mesmo o jornal que você vê, os ensinos das igrejas também são manipulados. Então é confiável o registro fóssil que eles divulgam?

    A criação, se olhar pelo lado bíblico em determinado momento diz que para Deus mil anos é como um dia, então podemos concluir que os sete dias tão contestados foi mais tempo do que só 7 dias. Assim ele teve tempo para criar tudo do jeito que é.

    Com relação teoria da adaptação celular, me explique então por que como a celular se adaptou a ponto formar, cabelo, as mãos as unhas e todo o nosso corpo. Algum software de computador consegue ser formado do nada? O DNA é bem mais complexo do que um software. E se as células tivessem evoluído seria fácil manipula-las para criarmos novos seres.

    Argumentos para defender a evolução são sempre os mesmos, eu acredito na criação. Já que o universo consegue ser explicado usando a matemática. O aleatorísmo da evolução é derrubado ao pesquisar o numero Phi e a constância dele no universo.

    ResponderExcluir
  45. e os dinossauros evoluiram e viraram lagartixas.

    ResponderExcluir
  46. "Para um leigo, um microprocessador que engloba 80 milhoes de componentes numa pastilha de 1 polegada quadrada e nos possibilita estar aqui online conversando é obra divina"
    então quer dizer que o chip de computador evoluiu sozinho e não precisou de ALGUEM para evolui-lo.

    ResponderExcluir
  47. Concordo com a colega Bruna Samara,
    do primeiro post.

    Ambas teorias são insuficientes.

    Acredito ainda que chegar a um veredicto final seja impossivel ao homem,
    mesmo com todos os recentes avanços na tecnologia.

    Muito embora eu carregue comigo a ideia de que somos frutos da evolução ao passar dos anos, creio que a origem de tudo isso ou a prova da existência de um deus que criou tudo será um mistério que nunca desvendaremos.

    ResponderExcluir
  48. Bom post! Idéias criticas.
    Minha opinião, quem sabe um dia!

    ResponderExcluir
  49. Não, Raquel.

    O macaco é uma evolução dos hominídeos, assim como nós, então não viemos do macaco. O macaco não já existia antes de nós.

    E sobre o Big Bang, na verdade ainda não se sabe como a matéria concentrada existe, mas estudos dizem que o vácuo é capaz de criar matéria "do nada". É meio complicado, se você deixar de lado essas suas ilusões religiosas e estudar sobre isso provavelmente entenderá melhor o processo.

    Ah, e não venha zombando da ciência por ainda não saber da origem de tudo, porque o criacionismo também não explica a origem de deus e nem explicará, porque não precisam explicar tudo, todo mundo como você já acredita e todos(religiosos) ficam satisfeito com a afirmação "ele se criou".

    Bem, essa é a minha resposta a você.

    ResponderExcluir
  50. evolução é sair dum fusca e entrar num mercedes! criação é morar na favela e se divertir com um carrinho de mão! kkk

    ResponderExcluir
  51. bem, desde qdo somos "tão" diferentes dos animais?
    enfim criacionismo.. é balela. e o resto temos q descobrir

    ResponderExcluir
  52. O evolucionismo é bem satisfatório quanto a como o homen surgiu, mas não entra nos méritos do surgimento do universo.
    Criacionismo nem deveria ser considerado uma teoria pois é pura mitologia, se fosse assim teríamos q pensar no criacionismo de outras religiões tbm.

    ResponderExcluir
  53. Nem sei porque vcs falam em questão religiosa, criação, não tem a ver com religião! o fato é que quem fala não conhece as duas teorias, que de fato as duas são "mitos"...

    MAS PRA FALA A VERDADE PRA SER EVOLUCIONISTA TEM QUE TER MAIS FÉ DO QUE CRI ACIONISTA... as duas teorias exigem fé, e muita fé, por isso pense nisso, o evolucionismo não é e nunca será empírico.

    ResponderExcluir
  54. Criou-se a idéia do cientista como sendo uma pessoa ideal, sem pressuposições, uma pessoa prática e objetiva, um ser infalível. Mas se você conhecer um cientista verá que ele é um ser real como eu e você. Cheio de pressuposições, não é pratico e nem objetivo e é um ser falível.
    Muitas idéias que foram importantes em sua época já foram abandonadas por não estarem certas. Isso indica que eles também podem ser falíveis de erros.
    Em relação ao raciocínio, muitos pensam que o raciocínio científico é totalmente correto. Basta observar o Conceito do Paredoxo de Zeno e veremos que a coisa não funciona como proposto pela Teoria. Isso mostra que embora o raciocínio seja lógico não está correto.
    Outro exemplo que me vem à mente são as notícias que foram divulgadas pelo Fantástico, programa apresentado pela rede Globo. Cientistas mostraram que o chimpanzé é irmão do ser humano. Foi feita uma análise de 97 genes, genes funcionais chamados de bete-globin, entre o material genético do chimpanzé e o material genético do ser humano. A conclusão que se chegou é que existe uma diferença de apenas 0,6%, o que em genética já é uma diferença considerável. Mas foi dito pelos cientistas que não havia muito problema, que 0,6% é pouca coisa. Mas uma pergunta a ser feita é: Quanto de material genético existe para ser comparado? Existem de 30 a 40 mil genes. E foram comparados apenas 97 genes. Então eu pergunto, o ser humano é comparado com o que dentro desse raciocínio? Que semelhança, ou irmandade há, se existem muitas outras coisas ainda a serem mostradas? Uma parte apenas da evidência pode levar a uma conclusão totalmente errada.
    A questão da teoria é algo que também nos leva a questionar aquilo que a ciência nos mostra. Por exemplo: Se eu chego em casa e vejo um bolo de chocolate encima da mesa eu tenho duas opções: ou eu acredito que alguém inteligente fez aquele bolo, ou eu acredito que todos os ingredientes se juntaram de forma espontânea, se misturaram até se transformar num bolo delicioso encima da mesa. Você vai dizer: “Isso é ridículo”.
    A questão é, um bolo de chocolate tem em média doze elementos, uma célula possui mais de dois milhões. A ciência nos informa que a célula apareceu espontaneamente, e muitos acreditam. O bolo de chocolate nós achamos ridículo.
    Aqui cabe um argumento do Dr. Chandra Wickramasinge, ele diz: “Ao contrário da noção popular de que só o criacionismo se apóia no sobrenatural, o evolucionismo deve também apoiar-se, desde que as probabilidades de formação da vida ao acaso são tão pequenas que exigem um “milagre” de geração espontânea equivalente ao argumento teológico”.
    E esse Dr. Wickramasinge não era criacionista e nem cristão. Era um ateu. Esses são questionamentos importantes dentro do nosso contexto de conhecimento.
    Para ler todo o artigo acesse: http://espacoparafalarerefletir.blogspot.com/2011/12/porque-nao-creio-no-evolucionismo.html

    ResponderExcluir
  55. As coisas de Deus se discerni no espírito,ao intendimento próprio do homem é impossível entender.

    ResponderExcluir